Campus Januária capacita servidores em metodologias ativas
Nos últimos dias 28 e 29/06, cerca de 50 servidores foram capacitados em metodologias ativas, as quais promovem a inserção do aluno no processo ensino-aprendizagem, tendo em vista que o estudante deixa de ser um agente passivo (que apenas escuta) e passa a ser um membro ativo na construção do saber por meio de estímulos sobre o conhecimento e análise de problemas.
Nesta prática, o professor deixa de ser o ator principal em sala de aula e se torna um mediador do conhecimento, trabalhando em conjunto com a turma para compartilhar conceitos e estimular o pensamento crítico. Desse modo, o aluno passa a ser protagonista do seu processo de construção do saber, pois terá uma maior responsabilidade para alcançar seus objetivos educacionais.
Para a Diretora de Ensino, Ivy Daniela Monteiro, o objetivo é que esses professores possam refletir sobre sua prática metodológica, além de ter acesso a uma gama de conhecimentos e recursos para lançar mão no processo de reformulação ou atualização dos processos de ensino-aprendizagem. "Quanto à assessoria pedagógica, espera-se que possa orientar os docentes nas discussões pedagógicas, fortalecendo a prática das metodologias ativas", afirmou a Diretora.
A capacitação foi ministrada pelos professores Sandro Conde (IFSP) e Maristela Gabardo (IFPR), que estudaram as metodologias ativas por imersão no sistema educacional da Finlândia. Esta iniciativa compõe o plano de formação continuada dos servidores para o ano de 2018.
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