Portal IFNMG - IFNMG-Campus Januária realiza IV Semana de Enfermagem Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG-Campus Januária realiza IV Semana de Enfermagem

Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 10h28 | Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 15h35

fotoenfermagem.jpg

Docentes e estudantes da área da Enfermagem realizaram nos dias 24 e 25 de maio, a IV Semana de Enfermagem. O evento foi sediado no auditório da Unimontes/Januária e teve como tema norteador “A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar”.

Com uma numerosa participação de estudantes da área da saúde e profissionais do município, o primeiro dia do evento  contou com a palestra “Cultura de Segurança do Paciente- Avanços e Desafios Atuais”, ministrada pela Enfermeira Kátia Cristiane Soledade Dias, Gerente de Qualidade da Santa Casa de Montes Claros. Na oportunidade, a palestrante abordou a consolidação da segurança do paciente como contribuição para as propostas de melhoria da qualidade em saúde, na perspectiva de obtenção de maiores benefícios em detrimento de menores riscos para o usuário, benefícios estes que se definem em função do alcançável, de acordo com os recursos disponíveis e valores sociais existentes.

enfermagem01.jpg

Na mesma noite, procedeu-se também a palestra do ex-aluno do Curso Técnico em Enfermagem do IFNMG – Campus Januária, Renê Ferreira da Silva Junior, Enfermeiro da Família, em Montes Claros, com o tema “Como humanizar as práticas de saúde?” O palestrante abordou a importância da humanização como tema transversal na formação e as formas efetivas para o estabelecimento de práticas voltadas para a centralidade do cuidar humanizado em saúde.

enfermagem02.jpg

Dando sequência às atividades, no dia 25 de maio, com a palestra “Calendário Nacional de Vacinação- afinal de contas, o que mudou?” O Enfermeiro Emmanuel Rodrigues, Coordenador Regional de Imunização e Vigilância em Saúde da GRS de Januária, apresentou a evolução histórica do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde e atualizou as mudanças no calendário vacinal de 2018.

IMG_1988.JPG

O encerramento se deu com a palestra “Programa de Controle das Leishmanioses: cenário regional”, proferida por Carlos Manoel Pereira Costa, Engenheiro Sanitarista da GRS Januária, que elucidou o contexto atual das leishmanioses na nossa região, as ações que estão sendo desenvolvidas para o controle e como a patologia vem sendo negligenciada nas políticas de saúde.

enfermagem0005.jpg

Acredita-se que o objetivo do evento foi amplamente contemplado com as exposições orais dos palestrantes convidados, em que se destacou o protagonismo da enfermagem nas relações de cuidado, o pensamento científico e a atualização dos conhecimentos, contribuindo assim, para a formação e a melhoria na atuação dos profissionais de enfermagem da região.

Com informações enviadas pela equipe de divulgação: Profª Haline Falcão de Ornelas e Profª Patrícia Fernandes

Confira o vídeo.

Confira mais fotos do evento aqui