Portal IFNMG - Novo livro da Editora IFNMG propõe inovação pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica através de metodologias ativas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 28 de Maio de 2024, 09h42 | Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2024, 17h35

A Editora do IFNMG chega com mais um lançamento, o livro “Aprendizagem significativa e metodologias ativas: Modos de fazer a integração”, escrito pela pedagoga do IFNMG – Campus Arinos, Ursulina Ataíde Alves e pela Pró-reitora de Ensino do Instituto Federal de Brasília, Rosa Amélia Pereira da Silva.

Segundo as autoras, o livro foi idealizado, produzido e aplicado em um processo de pesquisa aplicada, com o objetivo de propor a inovação pedagógica, por meio de integração e metodologias ativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

“Objetivou-se mostrar como as metodologias ativas promovem a aprendizagem significativa e contribuem para a integração. Há propostas como possíveis roteiros para o planejamento e a aplicação de estratégias pedagógicas centradas no Arco de Maguerez, na Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), e nos projetos de trabalho de forma integrada. E ao final, a cereja do bolo, há uma proposta de unidade de ensino integrada para professores”, destaca Ursulina.

O livro foi elaborado em três capítulos. No primeiro capítulo, é apresentada uma abordagem conceitual da integração, da aprendizagem significativa e das metodologias ativas. Os conceitos são apresentados de modo a explicitar a relação entre eles e, conforme as autoras, a intenção é mostrar que a integração tem implícita uma perspectiva da aprendizagem que orienta a escolha de uma metodologia de ensino. Com relação à aprendizagem significativa, foi realizada uma breve abordagem da evolução do conceito, passando por três teóricos: Ausubel, Novak e Ileris.

Para Ursulina, “a identificação do conceito atual é que aprendizagem significativa é aquela que altera as estruturas mentais, que transforma a pessoa, suas formas de pensar. É aquela em que o conhecimento passa a fazer parte do sujeito”.

Por outro lado, no segundo capítulo, o leitor vai conhecer a importância do trabalho e planejamento coletivo entre docentes e outros atores do processo pedagógico, para o alcance de práticas realmente integradas. Traz-se, também, sugestões de etapas e passos para o processo de planejamento.

No terceiro capítulo, as autoras apresentam roteiros para o planejamento de cada uma das metodologias abordadas no primeiro capítulo, detalhando cada etapa de desenvolvimento. Além disso, é apresentada uma sugestão de instrumento para o registro desses planos.

Para Rosa Amélia, “o trabalho de orientação da pesquisa, realizada no programa de Mestrado em Educação Profissional, no IFB, da Ursulina, foi bastante motivador, porque ela, enquanto pedagoga, entende o que é necessário realizar para desenvolver um processo de formação continuada dentro dos Institutos Federais; ela reconhece as faltas e como dirimi-las, ela têm uma capacidade enorme de paráfrase pedagógica que ilumina as teorias pedagógicas aplicadas à educação profissional”.

O livro "Aprendizagem significativa e metodologias ativas: Modos de fazer a integração" está disponível no formato impresso e também como e-book na página da Editora do IFNMG.

Livro-aprendizagem.png