Portal IFNMG - Auditores do IFNMG recebem do ministro da educação premiação do 1º Concurso de Boas Práticas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 10h12 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 10h18
Os auditores Josiane e Helder (gravata branca) com o ministro da educação (ao centro) e o diretor de planejamento do INEP, Ricardo Cardozo
imagem sem descrição.

Os auditores do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Josiane Fernandes e Helder Luis Costa receberam, das mãos do ministro da educação Camilo Santana, a premiação pelo primeiro lugar na categoria “Aprimoramento das Atividades de Auditoria Interna” no 1º Concurso de Boas Práticas. A premiação foi realizada durante o 1º Seminário Anual de Controle Interno nesta terça-feira (28/11) em Brasília.

O produto do IFNMG que venceu o prêmio é o Painel da Auditoria Interna, uma plataforma on-line desenvolvida com o objetivo de apresentar por meio de gráficos e números as informações sobre a atuação do Departamento de Auditoria Interna (Audin) do Instituto. Josiane é a diretora do Departamento de Auditoria e Helder o auditor responsável pelo desenvolvimento do painel. Leia mais sobre a iniciativa aqui

O concurso premiou as duas melhores práticas em cada uma das seis categorias: “Aprimoramento da Integridade Pública”; “Aprimoramento da Transparência Ativa e Passiva e da Participação Social na Gestão Pública”; “Fortalecimento da Gestão de Riscos e dos Controles Internos”; “Aprimoramento das Atividades de Ouvidoria”; “Aprimoramento da Atividade Correcional e de Aplicação da Lei Anticorrupção”; e “Aprimoramento das Atividades de Auditoria Interna”.

premio audin3

Na cerimônia, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, parabenizou todos os vencedores das 12 iniciativas — do MEC e de autarquias, empresas públicas, universidades e institutos federais. “A educação é feita por todos nós do esforço de cada profissional na universidade, no instituto, no município e no estado. Cada agente público dentro do seu estado, do seu espaço, enfrentando as limitações e desafios, tem o potencial de fazer melhor, promover a qualidade e tornar o processo educativo cada vez mais aprimorado, para que a educação seja o que o Brasil deseja e precisa”, afirmou.

Segundo Camilo Santana, o Concurso buscou destacar as boas iniciativas, colocando a lupa sobre o que acontece de interessante em cada uma das unidades do Ministério, como possibilidade de destaque e disseminação dessas boas práticas. Com isso, é fomentada a cultura de qualidade e de inovação. “Quem ganha com esse prêmio não são apenas os premiados, mas toda a educação brasileira, por ver emergindo um conjunto de práticas valorosas, que possibilitam o avanço na educação em temas tão importantes como a transparência, a participação social, a auditoria interna, a gestão de riscos, entre outros”, apontou.

Já o chefe da Assessoria Especial de Controle Interno (Aeci) do MEC, Marcus Braga, que organizou o Concurso, afirmou que não foi por coincidência que a entrega do prêmio ocorreu na abertura do 1º Seminário Anual de Controle Interno do Ministério. “Foi uma forma da gente não só enxergar a educação como uma rede, mas também enxergar a possibilidade de que elementos dessa rede (às vezes escondidos lá em um município mais distante, dentro do seu instituto, da sua universidade) tenham a sua prática destacada e que seja objeto de disseminação da sua ideia”, ressaltou.

Concurso – A primeira edição do Concurso de Boas Práticas do MEC buscou estimular e reconhecer as ações de gestão desenvolvidas para a promoção e o aprimoramento da governança, transparência e integridade pública no âmbito federal da educação. Organizado pela Aeci/MEC, o Concurso abrangeu todas as unidades e secretarias do Ministério, bem como as suas entidades vinculadas.

As etapas foram cinco: inscrição, pré-avaliação, avaliação in loco, julgamento e premiação. O prêmio, de caráter simbólico, consistiu em uma placa gravada e um certificado expedido pelo MEC. Veja o resultado final e os ganhadores de cada categoria.

Adaptado de texto da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Aeci
Fotos: Angelo Miguel/MEC

premio audin4