Portal IFNMG - Eventos internacionais organizados pelo IFNMG começam nesta segunda e vão até quinta-feira; confira a programação Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 16 de Outubro de 2023, 14h03 | Última atualização em Segunda, 16 de Outubro de 2023, 16h36

O IFNMG - Campus Montes Claros será palco do IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE e do VIII Festival Internacional do We, Learning with the Cibricy - WLC, eventos internacionais que pela primeira vez serão realizados na região sudeste do Brasil, contando com apoio da FAPEMIG e da CAPES. A cerimônia de abertura será nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 19hs, no auditório. Simultaneamente, o Campus também promoverá a sua III Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Com o tema "O Habitar do Ensinar e do Aprender em Tempos de Ecologias Inteligentes", os eventos ocorrerão do dia 16 ao dia 19 de outubro e estão sendo organizados pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFNMG. De forma presencial, o Evento será sediado no IFNMG - Campus Montes Claros, localizado na Rua Dois, Nº 300, Village do Lago I. Grande parte do evento também será transmitido simultaneamente pelo canal do IFNMG no Youtube.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Dado o caráter internacional, o RIEOnLIFE e o WLC contarão com a participação de convidados de diversos lugares do mundo, tanto presencialmente quanto online, incluindo representantes de países como Moçambique, Itália, Portugal, Espanha, dentre outros, além de convidados de diversos Estados do Brasil.

A programação do evento inclui uma série de conversações, palestras e oficinas abordando temas relevantes, tais como educação onlife, metaverso na educação, educação digital, games e gamificação, educação inclusiva, educação empreendedora, inteligência artificial, além de um evento para lançamento de livros e uma sessão dedicada à apresentação de trabalhos científicos que foram submetidos por pesquisadores. Os melhores trabalhos serão compilados em um livro a ser publicado pela Editora do IFNMG.
“Estes eventos são uma oportunidade imperdível para educadores, pesquisadores e entusiastas da educação que desejam explorar as tendências mais recentes e colaborar na criação de um futuro educacional inovador e mais inclusivo. Junte-se a nós e faça parte desta jornada de transformação”, comenta o diretor da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFNMG e um dos organizadores dos eventos, Gustavo Souza.

O RIEOnLIFE e o WLC se conectam e estão inseridos numa perspectiva de rede, sendo organizados por uma equipe que envolve representantes da Educação Básica (estudantes e professores), integrantes do Grupo Internacional de Pesquisa: Educação Digital GPe-dU - UNISINOS/CNPq, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e das instituições que constituem a RIEOnLIFE (https://unisinos.br/rieonlife/).
Para se inscrever no RIEOnLIFE/WLC e/ou para ter acesso à programação completa, visite o site oficial https://eventos.ifnmg.edu.br/RIEWLC.

SOBRE OS EVENTOS

O IV Congresso Internacional da RIEOnLIFE representa um espaço-tempo dedicado à interação, diálogo e compartilhamento de ideias entre professores e pesquisadores, visando abordar as compreensões, ações e propostas relacionadas à educação na contemporaneidade. Este evento pretende problematizar o presente na relação com a pesquisa, fortalecendo a rede na formação e co-criação de ecossistemas conectivos de inovação para a Educação OnLIFE.

O VIII Festival do WLC tem como objetivo criar um espaço-tempo comum para a convivência, conversações e compartilhamento de diversas atividades protagonizadas por crianças, adolescentes e professores da Educação Básica, no contexto da cibricidade enquanto espaço de aprendizagem.