Portal IFNMG - IFNMG e Unimontes compartilharam estande na Expomontes 2023, somaram objetivos comuns e multiplicaram resultados Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG e Unimontes compartilharam estande na Expomontes 2023, somaram objetivos comuns e multiplicaram resultados

Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 19h25 | Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 19h51

Ao somar os objetivos comuns entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e o Instituto Federal do Norte Minas Gerais (IFNMG), que se uniram na  49ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros, os resultados foram multiplicados. Durante os dez dias do evento, realizado entre os dias 30 de junho e 9 de julho, o estande das duas instituições recebeu mais de duas mil pessoas, entre autoridades, turistas e moradores de Montes Claros e região. 

O público pôde participar de experiências interativas com o uso de óculos de realidade aumentada e viu  como uma impressora 3D é capaz de criar objetos tridimensionais sólidos a partir de um modelo digital. Produtos regionais, como banana, cacau, fertilizantes também foram expostos, a fim de destacar o papel do ensino, da pesquisa e da extensão em prol do desenvolvimento agrícola no Norte de Minas. Professores, estudantes e bolsistas do IFNMG e da Unimontes ficaram à disposição do público para apresentar e conversar com os visitantes sobre a educação pública e as duas instituições. 

WhatsApp Image 2023 07 02 at 08.48.10Mais de duas mil pessoas passaram pelo estande da Unimontes e do IFNMG durante a Expomontes; na foto estão: o pró-reitor de Pesquisa de Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva; o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; o delegado da Receita Federal em Montes Claros, o auditor fiscal Andrey Soares de Oliveira; e o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago
 

Aliança estratégica para o progresso e para o fortalecimento da educação pública

Compartilhar a tarefa de mostrar o poder transformador da educação pública -  também durante a Expomontes 2023 -  é, segundo o pró-reitor de Pesquisa de Pós-graduação e Inovação do IFNMG, Edinei Canuto Paiva, uma forma de consistente de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade próspera para todos os setores.

 “A Unimontes e o IFNMG já são parceiras em diversas ações. Estaremos, cada vez mais próximas, a fim de pensar, planejar e propor parcerias que culminem em pesquisas colaborativas, intercâmbio de conhecimento, acessos a recursos compartilhados, promoção da inovação, entre outras possibilidades”, destaca o pró-reitor. 

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago,  ressalta o valor e o impacto de ações conjuntas em prol do fortalecimento das duas instituições  e do desenvolvimento regional. “A parceria entre o IFNMG e a Unimontes favorece o objetivo de potencializar a promoção e divulgação do ensino através dos cursos, pesquisas e projetos que são realizados nas duas instituições”, enfatiza o reitor. 

O sertão mineiro na rota da inovação 

WhatsApp Image 2023 07 13 at 19.27.29O estudante Guilherme Henrique de Moura Froes e o professor Danilo Nunes, do  IFNMG-Campus Januária, apresentaram na Expomontes 2023 como uma impressora 3D cria objetos tridimensionais
 

Há quem pense que inovação e tecnologia são “coisas” que só são vistas nos grandes centros urbanos ou no exterior. A Unimontes e IFNMG, enquanto instituições de ensino, são propulsoras desse avanço junto à indústria e empresas na região. Quem foi ao estande pôde presenciar tecnologia e inovação na prática. 

O estudante Guilherme Henrique de Moura Froes, do curso de Sistemas de Informação, do  IFNMG-Campus Januária, esteve no estande mostrando o trabalho que fez na impressora 3D. “Fizemos chaveiro para distribuir aqui na Expomontes. A impressora que estamos utilizando aqui é por deposição de material fundido. Na indústria, as impressoras 3D são mais utilizadas na confecção de protótipos, ou seja, modelos, versões iniciais de produtos”, informa Guilherme. 

Acompanhando o estudante, o professor Danilo Nunes, professor da área de informática, no IFNMG-Campus Januária, explicou que foi montado um laboratório no Campus Januária, onde são construídas as impressoras. “O foco não é comprar impressoras, a ideia nossa é fazer impressoras de baixo custo devido à realidade da nossa região. O nosso objetivo é conseguir reciclar equipamentos, que iriam para o lixo, para utilizar na construção dessas impressoras”, afirma o professor, que, inclusive, construiu as impressoras que estavam à mostra na Expomontes. 

O sortudo que ganhou o iPad da Apple 9ª geração 

Quem visitou o  estande da Unimontes e do IFNMG na Expomontes pôde concorrer um tablet Apple iPad 9ª geração. O sortudo foi o estudante de doutorado da Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Montes Claros,  Emanuell Medeiros Vieira. “Eu preenchi o cupom no dia 7, à noite. Estava na Expomontes apresentando meu projeto de doutorado em um estande e aproveitei para também visitar o estande da Unimontes e do IFNMG. O iPad veio em uma hora ótima, pois meu computador atual já está bem gasto, tem 12 anos de uso. Eu já pensava em trocar. E com o IPad, não vai ser preciso”, disse o ganhador. 

A doação do iPad da Apple foi feita pela Receita Federal, instituição responsável por desencadear operações de repressão ao contrabando e descaminho. Apesar de o dispositivo ter sido apreendido por situação irregular, o Apple iPad 9ª geração, assim como outros equipamentos que são cedidos pela Receita Federal em outras ações, foi doado com o objetivo de promover uma destinação de responsabilidade social. A iniciativa da Receita Federal é amparada pela legislação em vigor, que prevê que mercadorias apreendidas, depois de passarem pelos procedimentos legais adequados, possam ser leiloadas, doadas, incorporadas ou destruídas. 

Fim do conteúdo da página