Portal IFNMG - Livro com estudos sobre a docência, educação profissional e tecnológica e o mundo do trabalho é lançado pela editora do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 18h08 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 13h02

A editora do IFNMG lançou mais um livro que chega para integrar o acervo de publicações já realizadas. Com o título “Docência em Educação Profissional e Tecnológica: reflexões, saberes e práticas pedagógicas”, a coletânea reúne 11 artigos que apresentam reflexões e experiências sobre a prática docente na educação profissional e tecnológica.

Os servidores Antônio Carlos Soares Martins, Leonardo Augusto Couto Finelli e Luciana Cardoso de Araújo organizaram a publicação digital a partir da seleção de estudos que retratam experiências práticas dos alunos da pós-graduação lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelo IFNMG.Tecnologia e letramento digital; ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia; e desafios e potencialidades da educação profissional tecnológica são alguns dos temas levantados nos trabalhos.

Os autores destacam nos textos a importância de uma formação docente sólida e continuada, que permita o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuar na educação profissional e tecnológica. Além disso, apontam a necessidade de uma prática docente que esteja alinhada às demandas e aos desafios do mundo do trabalho e que estimule a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.

Professores, formação profissional e mercado de trabalho

Ao longo dos capítulos, é possível perceber a importância da docência na formação de profissionais capacitados e preparados para atuar no mercado de trabalho, bem como o papel da educação profissional e tecnológica na promoção do desenvolvimento social e econômico do país. Além disso, o livro ainda oferece subsídios teóricos e práticos para professores, gestores e demais profissionais envolvidos com a formação de jovens e adultos para o mundo do trabalho.

professor substituto e visitante Post para Instagram feed Story do Instagram Post para Facebook Paisagem 940 500 px 750 500 pxA publicação digital conta com 11 artigos que retratam experiências práticas dos alunos da pós em Docência na Educação Profissional e Tecnológica oferecida pelo IFNMG. Os temas dialogam com a formação dos professores e o mundo do trabalho. Clique aqui ou na imagem acima para baixar o livro.

Para o professor e um dos organizadores da obra, Antônio Carlos Martins, “o material serve de base para novas edições de oferta da pós-graduação, assim como referência no campo prático da Educação Profissional e Tecnológica. Por seu caráter digital e gratuito, deve alcançar larga abrangência, sendo mais uma produção do IFNMG a colaborar com o marco científico do desenvolvimento da Educação Profissional e Tecnológica”.

O professor ainda ressalta que “a obra é o resultado parcial dos investimentos e esforços empreendidos no crescimento do IFNMG como instituição sólida e integradora na região norte de Minas Gerais e que a seleção dos capítulos se deu por revisão de pares que considerou as contribuições e ineditismo dos artigos, assim como as possibilidades de aplicação e replicação tanto regional quanto nacionalmente”.

Para ter acesso ao livro, basta acessar o site da editora do IFNMG, por meio do site: Portal IFNMG – Livros