Portal IFNMG - Reitores solicitam à bancada mineira do Congresso Nacional divisão equitativa das emendas para universidades e institutos Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Reitores solicitam à bancada mineira do Congresso Nacional divisão equitativa das emendas para universidades e institutos

Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 17h34 | Última atualização em Quinta, 23 de Março de 2023, 20h23

Reitores integrantes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (23/4), em Brasília, com o líder da bancada mineira no Congresso Nacional, deputado Luiz Fernando Faria (PSD). O objetivo do encontro foi apresentar ao parlamentar demandas que buscam colaborar para a sustentabilidade financeira das universidades e institutos federais do estado de Minas Gerais.

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, atual presidente do Foripes, explica que uma das necessidades urgentes apresentadas ao deputado é a alteração na forma de distribuição dos recursos das emendas parlamentares de bancada que contemplam instituições do estado de Minas. “Os valores disponíveis têm sido divididos em cotas-parte e atribuídos a cada parlamentar, que escolhe a instituição a qual irá direcionar os recursos. Esse método acaba provocando uma distribuição desigual, e algumas instituições acabam não sendo contempladas”.

A reitora do IFNMG, professora Joaquina Nobre, é vice-presidente do Foripes e também reforça a importância de se ter mais justiça e equidade na distribuição dos recursos das emendas. "Esperamos que a solicitação seja atendida para que continuemos cumprindo nossa missão institucional. No caso do IFNMG, uma distribuição mais justa e equitativa beneficiará diretamente a formação dos nossos estudantes e o desenvolvimento da nossa área de abrangência, que compreende o Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Noroeste de Minas", destaca Joaquina Nobre.

Atualmente são duas emendas direcionadas à bancada mineira no Congresso Nacional, na área da educação: uma para contemplar as 11 universidades do estado e outra para 5 institutos e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Uma segunda reivindicação do Foripes é que o valor dessas emendas ganhe acréscimo, já que a proporcionalidade dos recursos destinados à educação tem sido reduzida nos últimos anos. “Atualmente, apenas 10% dos valores ficam com a educação, quando o necessário é de, pelo menos, 20%”, explica João Chrysostomo.

Reitores ForipesIntegrantes do Foripes buscam apoio para garantir a sustentabilidade financeira das universidades e institutos federais do estado de Minas Gerais. A expectativa dos reitores é de que a indicação da destinação dos recursos de emendas parlamentares ocorra nos próximos dias

Sobre o Foripes

O Fórum foi criado em 2003 com a finalidade de congregar as instituições públicas de ensino superior do estado de Minas Gerais, que atualmente é a segunda unidade da federação em número de estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais no ensino público.

As 18 instituições que constituem hoje o Foripes buscam articular ações integradas que colaborem para a defesa da educação e da ciência, formando um espaço de cooperação e interação. Além do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), também compõem o Foripes: UFLA, UFV, UFSJ, Unifal, UFTM, UFU, Cefet, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas (IFSudesteMG), Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

Fonte: Portal UFLA (com adaptações).

Fim do conteúdo da página