Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG poderão concorrer a Bolsas de Apoio Técnico à Inovação (BAT) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 06 de Fevereiro de 2023, 17h00 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 16h42

No período de 09 a 22 de fevereiro de 2023, estarão abertas as inscrições da Seleção do Programa de Bolsas de Apoio Técnico (BAT) à Inovação para estudantes do IFNMG. De acordo com o Edital nº 17/2023, que orienta e apresenta as regras desse processo seletivo simplificado, a iniciativa visa dar suporte à inovação e à extensão tecnológica no Instituto por meio da concessão de bolsas.

O Edital nº 17/2023 prevê a oferta de uma bolsa de Apoio Técnico para cada unidade do IFNMG, sendo elas: Campus Almenara, Campus Araçuaí, Campus Arinos, Campus Diamantina, Campus Avançado Janaúba, Campus Januária, Campus Montes Claros, Campus Pirapora, Campus Avançado Porteirinha, Campus Salinas, Campus Teófilo Otoni e Cead/Reitoria.

A seleção para o Programa de Bolsas de Apoio Técnico e à Inovação é regida executada e coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFNMG. Os editais da Proppi, referentes ao ano de 2023, estão disponíveis no Portal IFNMG, na página Editais Publicados pela PROPPI em 2023. Clique aqui para acessá-la. Editais Publicados pela PROPPI em 2023. Clique aqui para acessá-la.

Sobre a bolsa e requisitos

Os selecionados receberão uma bolsa no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais) mensal durante nove meses. Ao longo desse período, os bolsistas atuarão no fomento à inovação e à extensão tecnológica nos campi; na divulgação e na comunicação mais aproximada do Instituto com a sociedade e o setor produtivo; no apoio à geração de produtos e/ou a processos inovadores nos campi que resultem em propriedade intelectual; na promoção de atividades de inovação nas unidades do IFNMG; e na contribuição em prol da transformação e consolidação do IFNMG como referência em inovação no país.

Para se candidatar à Bolsa de Apoio Técnico (BAT), é necessário atender aos seguintes requisitos, conforme estabelece o Edital nº 17/2023:
- ser estudante do IFNMG, devidamente matriculado, com disponibilidade de carga horária de 20 horas semanais presenciais;
- possuir o Ensino Médio Completo;
- possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq;
- não acumular bolsa de pesquisa, inovação, extensão ou ensino ou apresentar vínculo empregatício;
- não se encontrar inadimplente e/ou com pendências com os programas institucionais geridos pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação ou por outras instâncias do IFNMG; e
- não ter previsão de conclusão do curso antes do fim da vigência da bolsa.

O Núcleo de Inovação Tecnológica é a estrutura que tem por finalidade a gestão de política institucional de inovação. Mais informações sobre a atuação dessa unidade do IFNMG podem ser encontradas na página do NIT. Clique aqui para acessá-la.

Inscrições e seleção

Poderão se inscrever os estudantes de todos os campi do IFNMG e do Cead/Reitoria, considerando que cada estudante deverá se inscrever para a unidade em que estiver regularmente matriculado.

As inscrições no Processo Seletivo deverão ser realizadas no período de 09 de fevereiro a 22 de fevereiro de 2023 até às 23h59min, por meio do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O próprio estudante interessado deverá realizar a inscrição no período expresso, atentando-se ao cronograma e às informações gerais do Edital nº 17/2023.

Clique aqui para acessar o Edital nº 17/2023 – Edital de Seleção do Programa de Bolsas de Apoio Técnico (BAT) à Inovação no IFNMG.

A seleção ocorrerá por meio de análise curricular, com pontuação de 100 pontos, conforme os Critérios de Avaliação do Currículo previstos no Edital nº 17/2023, no Anexo IV. Para que os critérios sejam pontuados, os candidatos e as candidatas devem comprovar com documentação os critérios a que atendem.

Os critérios abrangem participação em Programas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica; atuação como estagiário ou bolsista no local onde será desenvolvido o treinamento, com a duração de no mínimo de quatro meses ou 80 horas; publicação de resumos em eventos; publicação de artigos científicos ou outras produções técnicas; atuação como estagiário em outros locais com duração mínima de 80 horas; monitoria (bolsista ou voluntário); participação em eventos técnicos científicos; organização de eventos; e participação em atividades de pesquisa e inovação.

Detalhes importantes do processo de inscrição

Toda a documentação comprobatória do currículo deverá ser enviada com os documentos de identificação, com a declaração ou o comprovante de matrícula e com a ficha de inscrição em um único arquivo em PDF e na ordem estipulada pelo Edital nº 17/2023 para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

No assunto do E-mail deve constar: Processo Seletivo BAT/NIT – Edital 17/2023 [nome do(a) candidato(a)] e Campus de origem. No corpo do E-mail deverá constar: nome completo do(a) candidato(a); endereço; telefones para contato; Campus do IFNMG ao qual está vinculado. Caso o candidato não envie todos os documentos solicitados, ele estará automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

Dúvidas e outras informações poderão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..