Portal IFNMG - Nota do IFNMG em defesa da democracia Ir direto para menu de acessibilidade.

Nota do IFNMG em defesa da democracia

Publicado: Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 20h51 | Última atualização em Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 20h51

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) vem a público se manifestar em defesa da democracia e dos poderes legalmente constituídos e repudiar de forma veemente os ataques realizados contra a normalidade democrática, a soberania dos poderes, as instituições e a ordem pública.

Reforçamos que a democracia é um valor inegociável para o nosso país e para a nossa instituição.

Neste sentido, o IFNMG endossa a nota emitida neste domingo (8) pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em virtude dos atos de vandalismo registrados hoje em Brasília/DF.

Confira a íntegra da manifestação pública do Conif:

Democracia para sempre

É com consternação que o pleno do Conif, Institutos Federais, Cefets e o Colégio Pedro II acompanham os desdobramentos dos atos terroristas que atentam contra a democracia brasileira, neste domingo (8/1). É necessário que os brasileiros e as brasileiras condenem esses ataques aos Três Poderes e preservem o Estado Democrático de Direito.

Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, não merece esse ataque sorrateiro ao seu patrimônio, que é um bem de todos os brasileiros. Os danos contra o patrimônio público, contra o Estado Brasileiro e a soberania popular precisam ser apurados, investigados e punidos ao rigor da lei, ainda que recaia sobre possíveis conivências do poder público.

Tal atentado fascista/terrorista contra o Brasil não irá triunfar e a tentativa de golpe fracassou e fracassará diante da democracia brasileira. Lula é o presidente do Brasil, Arthur Lira é o presidente da Câmara, Rodrigo Pacheco é presidente do Senado, Rosa Weber é presidente do Supremo Tribunal Federal.

Brasília, 8 de janeiro de 2023