Portal IFNMG - Aposentadoria é o assunto do ano de gestão de pessoas do IFNMG em 2022; acompanhe as ações Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 12 de Setembro de 2022, 11h00 | Última atualização em Quinta, 29 de Setembro de 2022, 10h58

A cada ano, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) do IFNMG propõe um assunto principal para discutir e promover capacitações e sensibilizações. Em 2022, o assunto é aposentadoria, pensão e abono de permanência, considerando a importância da preparação e do planejamento dos servidores do Instituto para o momento de retirada da instituição.

Qual tipo de aposentadoria é o mais adequado? Vale a pena pagar uma aposentadoria complementar? A partir de quando é preciso começar a pensar nisso? O que fazer após a aposentadoria?

“Reconhecemos que a decisão de se aposentar envolve múltiplos fatores, como econômicos, afetivos, sociais, familiares. Portanto, esta decisão deve ser tomada de forma muito consciente e gradativa. Assim, esclarecemos que o convite para participar das reflexões que estão sendo propostas sobre as respectivas temáticas não é um incentivo para que o servidor gentilmente se retire da instituição, mas que conheça com a antecedência devida seus direitos e também dos seus beneficiários”, destaca a pró-reitora de gestão de pessoas, professora Rosemary Barbosa da Silva Moura.

Ações

Nos dias 05, 13, 26 e 31 de outubro e no dia 29 de novembro será ofertado o Workshop Previdência dos Servidores Públicos, na modalidade virtual. Cada turma terá 30 participantes, duração de 4 horas. Os conteúdos que serão abordados são: Previdência dos Servidores Públicos: Aposentadorias e Pensões. Reforma da Previdência (EC 103/2019) e RPPS (União). Regra Geral, Regras de Transição e Disposições Transitórias. Direito Adquirido. Aposentadorias Especiais. Abono de Permanência. Pensões Previdenciárias. Acumulação de Benefícios. O público alvo são os servidores de cargo efetivo do IFNMG compreendendo os diversos setores e atividades profissionais da instituição. As inscrições serão abertas no primeiro momento para os servidores que responderam a enquete demonstrando interesse em participar. Para estes pré-inscritos, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal irá enviar um e-mail em setembro. Caso sobre vaga, será disponibilizada à comunidade interna do IFNMG.

Na Semana do Servidor Público que acontecerá no mês de outubro estão previstas atividades sobre Aposentadoria Complementar, Funpresp e Como se Preparar Para Aposentadoria.

Para encerrar o ano dedicado à Previdência, Aposentadorias, Pensões e Abono Permanência haverá a cerimônia de homenagem aos servidores do IFNMG aposentados em 2022 e também a elaboração e aprovação pelos órgãos competentes do Regulamento de Aposentadoria do IFNMG.

Considerando a relevância desta temática foi necessário realizar uma ação de desenvolvimento com os servidores que atuam diretamente na Gestão de Pessoas para fins de atualização dos conhecimentos acerca de EC 103/2019. Reforma/ Aposentadorias, Pensões e Abono de Permanência e respectivos Cálculos de Benefícios na Administração Pública". Esta atividade aconteceu no período de 21 a 25 de março de 2022.

Capa Ano da aposentadoria