Portal IFNMG - Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Teófilo Otoni tem nota 4 na avaliação do MEC Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2022, 10h26 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2022, 10h50
imagem sem descrição.

O curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFNMG-Campus Teófilo Otoni acaba de receber seu reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), com nota 4 (na faixa de 1 a 5). O reconhecimento é uma das etapas da regulação de cursos superiores das instituições públicas de ensino e é condição obrigatória para a validação dos diplomas dos egressos. No processo de avaliação, são consideradas três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

A visita in loco dos avaliadores do MEC, última etapa do processo de reconhecimento de curso, aconteceu entre os dias 13 e 15 de junho, de forma virtual. As avaliadoras Eliane Cristina Amaral (do Centro Universitário do Vale do Ribeira – UNIVR) e Daniela Adami Góes de Araújo (do Centro Universitário Maurício de Nassau – UNINASSAU) visitaram as dependências do Campus para conhecer a infraestrutura, como biblioteca, laboratórios, salas de estudos, de aulas e de professores e espaços de convivência, além de ações de ensino, pesquisa e extensão. Na visita in loco, os avaliadores podem confrontam as informações recebidas previamente via sistema e-MEC com a realidade da instituição de ensino e, assim, avaliar os itens exigidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Segundo o coordenador do curso TADS, professor Thiago Silva Miranda, entre os pontos positivos destacados pelos avaliadores, está o nível de pertencimento dos estudantes ao curso. Em seus relatos, os alunos reconheceram a grande importância do curso e do campus do IFNMG para o município de Teófilo Otoni. O nível de qualificação dos docentes, tanto da área técnica quanto da área comum, com mestres e doutores, também foi outro destaque da avaliação. A presença, participação e envolvimento da coordenação de curso, conforme relatado pelo corpo discente e docente durante o processo, também contribuiu positivamente para a avaliação do curso.

O curso

Em funcionamento no IFNMG-Campus Teófilo Otoni desde 2017, o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo formar profissionais focados na análise e elaboração de sistemas de informação que atuem no mundo do trabalho desenvolvendo e/ou implantando soluções computacionais nas mais diversas áreas do conhecimento.

O curso é gratuito e ofertado na modalidade presencial, no período noturno, com duração de três anos. São 40 vagas anuais e os alunos são selecionados por meio do Processo Seletivo de Cursos Superiores do IFNMG e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para mais informações sobre o curso, clique aqui.

reconhecimento tads instagram