Portal IFNMG - IFNMG abre seleção para cursos técnicos EAD em Buritizeiro, Corinto, Joaquim Felício, Pirapora, São Romão, Várzea da Palma e Jequitaí Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG abre seleção para cursos técnicos EAD em Buritizeiro, Corinto, Joaquim Felício, Pirapora, São Romão, Várzea da Palma e Jequitaí

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 10h41 | Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 07h57

O IFNMG abrirá nesta terça-feira, dia 31 de maio, as inscrições do processo seletivo para ingresso em cursos técnicos a distância (EAD) a serem ofertados em polos de sete cidades (confira abaixo), com um total de 670 vagas. O prazo de inscrições seguirá aberto até as 17 horas do dia 12 de junho. As inscrições serão gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado em https://webpir.ifnmg.edu.br/nead/, sendo necessário que o candidato tenha acesso a uma conta de e-mail válida e ativa.

No momento da inscrição, o candidato deverá optar apenas por um curso, em um único polo. Confira os polos e cursos com vagas em aberto:

  • Polo Buritizeiro
    - Técnico em Agropecuária; e
    - Técnico em Serviços Públicos.

  • Polo de Referência de Corinto
    - Técnico em Administração;
    - Técnico em Informática para Internet;
    - Técnico em Segurança do Trabalho; e
    - Técnico em Serviços Públicos.

  • Polo Joaquim Felício
    - Técnico em Administração; e 
    - Técnico em Segurança do Trabalho.

  • Polo Pirapora
    - Técnico em Serviços Públicos; e
    - Técnico em Serviços Jurídicos.

  • Polo São Romão
    - Técnico em Secretaria Escolar; e 
    - Técnico em Segurança do Trabalho.

  • Polo Várzea da Palma
    - Técnico em Agropecuária.

  • Polo Jequitaí
    - Técnico em Informática para Internet;
    - Técnico em Secretaria Escolar; e
    - Técnico em Segurança do Trabalho.

Os cursos serão ofertados nas formas concomitante/subsequente, ou seja, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola ou para quem já concluiu o ensino médio. A oferta será na modalidade EAD, mas haverá encontros presenciais semanalmente.

A seleção dos candidatos será pelas notas de Língua Portuguesa e Matemática obtidas no ensino médio. As notas devem ser informadas no formulário de inscrição, onde há três campos para preencher com a nota de cada uma das matérias em cada série do ensino médio . No caso de o candidato só possuir duas notas no ensino médio (correspondentes ao 1º e 2º anos), no campo da terceira nota, ele deve repetir a maior das duas notas do ensino médio nas duas disciplinas. Mas se o candidato possuir apenas uma nota do ensino médio (referente ao 1º ano), nos campos da segunda e terceira notas, ele deve repetir a nota única de cada disciplina.

Cotas e heteroidentificação

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos(as) de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a a R$ 1.818,00 por cada pessoa da família), autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, candidatos que se autodeclararemm pretos e pardos para concorrer às cotas, se forem classificados no Processo Seletivo, serão convocados a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do candidato, que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o candidato não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto e pardo, além de ser eliminado do Processo Seletivo, o candidato estará sujeito às penalidades previstas na lei.

Mais informações

Para mais informações sobre vagas, inscrições e demais informações sobre o processo seletivo, consulte o Edital nº 93/2022 do IFNMG-Campus Pirapora e seus anexos.

Inscrições: https://webpir.ifnmg.edu.br/nead/ (de 31 de maio a 12 de junho, 17 horas)

Fim do conteúdo da página