Portal IFNMG - Aberta seleção para docentes orientadores da Residência Pedagógica e coordenadores de área do Pibid Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 12 de Maio de 2022, 11h56 | Última atualização em Quinta, 12 de Maio de 2022, 11h59

Estão abertas até as 18 horas do dia 16 de maio as inscrições para a seleção de docentes dos cursos de licenciatura dos Campi Januária e Salinas do IFNMG para atuarem no Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como docentes orientadores ou coordenadores de área. As inscrições são realizadas por meio de formulário eletrônico

Os professores selecionados serão responsáveis pela elaboração dos subprojetos que concorrerão nos Editais nº 23/2022/PIBID/CAPES e nº 24/2022/PRP/CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa de Residência Pedagógica, respectivamente. Caso os projetos institucionais sejam contemplados nesses editais, os professores receberão os encargos.

O valor mensal da bolsa tanto para docente orientador do PRP quanto para ooordenador de área do PIBID é de R$ 1.400,00.

A divulgação do resultado preliminar da seleção será em 19 de maio e do resultado final, até 24 de maio. A elaboração dos subprojetos pelos coordenadores de área do Pibid e pelos docentes orientadores do PRP e envio para os coordenadores institucionais dos dois programas deve acontecer até 3 de junho.

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse o Edital nº 165/2022.

Os programas

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Para o desenvolvimento dos projetos institucionais de iniciação à docência, o Programa concede bolsas aos licenciandos, aos professores das escolas da rede pública de educação básica e aos professores das instituições de ensino superior.