Portal IFNMG - Estagiário da Assessoria de Relações Internacionais despede-se do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Estagiário da Assessoria de Relações Internacionais despede-se do IFNMG

Publicado: Quinta, 06 de Julho de 2017, 16h48 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 17h17
imagem sem descrição.

O estudante Felipe Mesquita Antunes, que mora na pequena cidade de Vlissingen, na Holanda, encerrou suas atividades de intercambista no IFNMG. Deixou no Instituto o resultado do seu trabalho empreendedor e está levando para a Europa a experiência de ter trabalhado no setor público.

Felipe faz International Business and Management Studies na Holanda, que é um curso na área de negócios internacionais e gestão. Sua missão aqui foi, desde quando iniciou suas atividades no Instituto em março deste ano, contribuir para que o IFNMG possa encontrar oportunidades de parceria com o exterior, aumentando, assim, a mobilidade acadêmica.

Não foi fácil administrar as duas culturas organizacionais, a brasileira e a holandesa, principalmente, segundo Felipe, no setor público. “A cultura organizacional brasileira é muito diferente da holandesa. Percebe-se que entre os colegas há muito mais calor humano. Eles são bem mais dispostos a ajudar a trabalhar em equipe. A cultura brasileira é mais colaborativa. Na Holanda é mais individual”, explica o estudante.

Um dos resultados do seu estágio foi a tradução do Portal Institucional, especificamente as informações mais importantes para usuários do exterior, o que facilitará o contato com instituições internacionais. Em breve, a versão traduzida do Portal IFNMG será disponibilizada para o público.

Para o assessor de Relações Internacionais do IFNMG, professor Lauro Sérgio Pereira, provocação é o termo que mais explica a contribuição do intercambista para o IFNMG. “O Felipe pôde comparar duas perspectivas de instituições, ou seja, a particular europeia e a pública brasileira. Isso nos possibilitou enxergar que estamos no caminho certo, mas também precisamos aprimorar algumas ações, principalmente no que se refere a algumas estratégias organizacionais, a fim de que tenhamos resultados mais ágeis em relação aos nossos procedimentos”, analisou o professor.

No dia 29 de junho, Felipe recebeu das mãos do reitor do IFNMG, professor José Ricardo Martins da Silva, seu certificado de conclusão do estágio.  Na ocasião, o reitor disse: “Espero que você leve para a Holanda essas boas impressões do IFNMG, para que mais estudantes venham nos prestigiar. Temos que encher o IFNMG de estagiários brasileiros e estrangeiros. O IFNMG está de portas abertas para você e para a comunidade que você representa".

Aprendizado para todos

O diretor de Gestão de Pessoas, Rafael Farias Gonçalves, também reconhece a contribuição do intercambista e afirma: “Na relação com os estagiários, todos os envolvidos ganham de alguma forma. A instituição e os servidores têm acesso a teorias das áreas de conhecimento dos estagiários contratados e com isso temos a oportunidade de melhorar os processos internos de trabalho”.

A experiência de estágio do Felipe, conforme analisa o diretor de Gestão de Pessoas, foi desafiadora desde o início, porque tinha a novidade da seleção de aluno de instituição estrangeira. Mas para Rafael, todo o esforço foi positivo: “Conseguimos interagir bastante com ele. Por se tratar da primeira experiência do Programa Institucional de Estágio do IFNMG, nossa avaliação é positiva. Acredito que tanto o Instituto quanto o Felipe concluem essa experiência ganhando de alguma forma”.

O Programa Institucional de Estágio está em fase experimental. Com a conclusão do estágio do Felipe na Assessoria de Relações Internacionais, todos os fluxos e procedimentos executados serão avaliados para aprimorar e fortalecer o programa no Instituto. “Fizemos processo de seleção de estágio remunerado na Reitoria em 2016, e o Campus Montes Claros realizou um processo em 2017. Todavia, em razão das restrições orçamentárias impostas ao IFNMG desde o ano passado, infelizmente não foi possível efetivar as contratações. Pretendemos avançar na gestão do programa de estágio, para estimular a oferta de vagas em todas as unidades”, informa o diretor.