Portal IFNMG - Acadêmicos de Engenharia Agrícola e Ambiental visitam fazenda modelo de desenvolvimento sustentável no Norte de Minas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2016, 09h01 | Última atualização em Segunda, 23 de Maio de 2016, 18h26

20160504 112637

Os alunos do 9º período do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental do IFNMG-Campus Januária, sob a coordenação da professora Renata Xavier Alberico, visitaram, no início de maio, a fazenda Vista Alegre, uma propriedade rural de 109 ha, às margens do rio São Francisco, que vem se destacando como modelo de organização e sustentabilidade na região. A iniciativa alia conhecimento, experiência e tecnologia no desenvolvimento de várias atividades ligadas ao reaproveitando sustentável de tudo o que ali se produz, tendo em vista a intenção de evitar o desperdício.

A fazenda funciona como um tripé, baseado no potencial empreendedor do proprietário, Edvaldo Lopo de Alkmin, e no trabalho que desenvolve com a família, a esposa e os dois filhos. Eles produzem carne de javaporco - cruzamento do porco com javali -, peixe, ovos e leite. Este último abastece o setor de laticínio, destinado à produção de queijo, manteiga e iogurte, que, por sua vez, abastece o comércio local, uma padaria da família, administrada pelos filhos do casal. Nessa cadeia de produção, os resíduos da padaria são reaproveitados na fazenda.

IMG 20160505 WA0010
Durante a visita, os estudantes do IFNMG observaram, na prática, as seguintes experiências: estação de tratamento de água; armazenamento de água das chuvas; laticínio, cujo soro é utilizado na alimentação dos porcos; sistema de irrigação; tratamento dos efluentes, com destinação do efluente final à irrigação; suinocultura, com tratamento dos resíduos sólidos para uso na fertirrigação; construção de biodigestores anaeróbios, que estão em fase final de planejamento; piscicultura, com aproveitamento de água da limpeza dos tanques na irrigação (a água não retorna ao rio São Francisco, para evitar o desequilíbrio do curso hídrico).

IMG 20160505 WA0011

Segundo a professora Renata, a visita proporcionou vários conhecimentos dos estudantes, como também serviu de estímulo motivacional, na medida em que eles puderam perceber que é possível ter práticas economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis.

Para o senhor Edvaldo, os desafios impulsionam a busca por melhorias. "A cada nova atividade, deparo-me com um desafio que faz com que eu não desista e busque ideias e novas práticas sustentáveis", ressaltou.

"É importante termos ousadia em todos os aspectos da vida, para alcançarmos resultados positivos", comentou a acadêmica Maria Augusta. Segundo ela, é muito bom não só escutar sobre as práticas sustentáveis, como ocorre em muitas palestras e eventos, mas, sim, ver teoria e prática aliadas.

A propriedade vem despertando, cada vez mais, a atenção de entidades ligadas ao campo, demonstrando que é possível a associação de empreendedorismo com sustentabilidade. O trabalho da família do senhor Edvaldo já rendeu vários prêmios, como o Sebrae de Práticas Sustentável 2014 e as medalhas de Mérito Empresarial da Federaminas e Mérito Rural da FAEMG, em 2015.

Confira aqui a reportagem sobre a fazenda Vista Alegre produzida pelo programa Intertv Rural, da Intertv Grande Minas.

IMG 20160505 WA0015

Fonte: www.ifnmg.edu.br/januaria