Portal IFNMG - Aluno do Campus Januária conta experiência de estágio de seis meses em liceu agrícola francês Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2016, 09h44 | Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2016, 08h25
imagem sem descrição.

Depois de ficar seis meses no norte da França, envolvido com as atividades de seu estágio no Liceu Agrícola de Radinghem, o aluno do IFNMG Jarbas Mendes Andrade, do 9º período de Engenharia Agrícola e Ambiental, retornou a Januária no final de março. O aluno foi selecionado por meio de um edital de Mobilidade Estudantil da Assessoria de Relações Internacionais do Instituto em parceria com o Campus Januária. A bolsa, que permitiu a permanência de Jarbas nas Europa, foi paga pelo governo francês.

O aluno foi para a França em outubro de 2015, juntamente com professores e outros alunos que representaram o IFNMG no Fórum Franco-brasileiro de Ciência e Sociedade. Os companheiros retornaram ao final do evento e Jarbas permaneceu para cumprir o plano de trabalho de seu estágio, que incluía uma vasta gama de atividades no Liceu, desde o campo, a exemplo do manejo das vacas e carneiros – lá, a produção de carne de carneiros é certificada como produção biológica -, até a sala de aula. O estudante não cursou uma disciplina específica, mas participou de atividades em diferentes disciplinas, com o intuito de interagir com professores e alunos e aprimorar o aprendizado da língua francesa.

Jarbas se envolveu, também, com atividades em uma associação chamada “À Petits PAS”, fora do Liceu, que cria jegues para ecoturismo. E, todas as semanas, tinha o seu momento de repassar aos franceses que o receberam um pouco da cultura brasileira – música, dança e língua portuguesa.

Apoio

O estudante disse ter contato com muito apoio de todos com quem conviveu na França para superar um dos principais desafios que encontrou: a comunicação, já que, quando foi para lá, estava começando a estudar o básico da língua francesa. “As dificuldades sempre existem, mas são elas que nos fazem crescer”, conta. Segundo ele, a experiência contribuiu muito tanto para seu amadurecimento profissional quanto pessoal.

Um pouco da vivência que teve no exterior Jarbas já tem passado informalmente aos colegas do Campus Januária nas rodas de conversa, desde que chegou. Mas ele aguarda as oportunidades de repassar sua experiência a um número maior de alunos dos superiores e técnicos, em eventos a serem realizados pelo Campus, conforme acordado com a direção.

Mas ele já deixa um recado que serve para todos, inclusive para os alunos dos outros campi do IFNMG: "Aproveitem as oportunidades que a Instituição tem para oferecer, é só buscar, estudar muito e se manter atualizado que tudo pode acontecer". A dica, segundo ele, é ficar ligado no nosso portal eletrônico para acompanhar a divulgação de editais como o que o permitiu fazer o estágio na França.

Outro canal importante de divulgação de oportunidades de mobilidade internacional acadêmica, em programas lançados pelo IFNMG e por outras instituições, é a página da Assessoria de Relações Internacionais no Facebook.