Portal IFNMG - Sim, temos mulher em destaque na Engenharia Elétrica! Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Sim, temos mulher em destaque na Engenharia Elétrica!

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 08h52 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 20h00

Você sabe quem foram as mulheres que entraram para a história no Campus Montes Claros, do IFNMG?

Elas arregaçaram as mangas e aceitaram o desafio proposto. Foram ícones em suas áreas de atuação ou em outro âmbito. Trata-se, portanto, de mulheres que merecem ser relembradas.

Uma delas é a Iara Funi Bicalho de Oliveira, integrante da primeira turma do curso de Engenharia Elétrica do nosso Campus. De acordo com o professor Leandro, coordenador do curso e seu orientador, ela participou ativamente das aulas, “foi uma aluna com ótimo desempenho acadêmico, atuando em atividades de pesquisa e realizando estágio na empresa Novo Nordisk”.

Iara Funi Bicalho de Oliveira

 

E por que Iara merece destaque? Ela merece ser relembrada porque foi a PRIMEIRA acadêmica a concluir e defender o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na PRIMEIRA turma da Engenharia Elétrica, uma área normalmente “dominada” por homens.

A jovem engenheira de 25 anos apresentou o trabalho intitulado “Impacto de sujidades na performance das usinas do IFNMG - Campus Montes Claros“, em 12 de dezembro de 2022, no Auditório do Campus. Sob a orientação dos professores Leandro Almeida Vasconcelos (D.Sc.) e Igor Sérgio de Oliveira Freitas (M.Sc.) e avaliação da banca composta pelas professoras Lívia de Fátima Silva Mendes e Patrícia Teixeira Sampaio, ambas mestras, Iara foi aplaudida por sua irmã, amigos e colegas de turma, que estiveram presentes em sua defesa de TCC.

Da esquerda para a direita, Patrícia T. Sampaio, Lívia de Fátima S. Mendes, Iara Funi, Leandro A.Vasconcelos e Igor Sérgio de O. Freitas

 

Painés fotovoltaicos, Campus Montes Claros

 

Para o professor Leandro, seu orientador, “ter a satisfação de orientar uma aluna como Iara é o desejo de todo professor. Iara é ótima discente, com aptidões em diversas áreas, sempre disposta a aprender e dar o seu melhor. O trabalho desempenhado por Iara tem grande relevância para o curso e tenho certeza que sua representatividade é de suma importância, principalmente para que outras mulheres acreditem em seu potencial dentro da engenharia e tenham o respeito que lhes é devido.”

Da esquerda para a direita, Igor Sérgio de Oliveira Freitas e Leandro Almeida Vasconcelos

 

Já para Iara, “ser uma mulher em um curso de engenharia requer, além da dedicação ao curso, resiliência e força para lidar com todos os desafios de ser mulher em uma área majoritariamente masculina. Comentários e atitudes machistas infelizmente ainda são muito comuns e podem desmotivar, fazendo com que seja necessário aprendermos a lidar com eles. Ao longo da graduação tive a sorte de encontrar pessoas que me apoiaram e incentivaram a perseverar, apesar de todos os desafios pelos quais passei, além de me motivar a buscar meus objetivos e metas. Ser a primeira pessoa a apresentar TCC da Engenharia Elétrica não é uma vitória só minha, e sim de todas as pessoas que me apoiaram e principalmente das mulheres que me inspiraram.”

Em comemoração ao Mês da Mulher, homenageamos Iara Funi Bicalho de Oliveira, nossa aluna da primeira turma do curso de Engenharia Elétrica, primeira a defender o TCC.

 

Iara, você vai ficar “gravada” na história do Campus Montes Claros, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

 

Fim do conteúdo da página