Portal IFNMG - O IFNMG Campus Diamantina está no Censo Escolar Ir direto para menu de acessibilidade.

O IFNMG Campus Diamantina está no Censo Escolar

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 15h29 | Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 15h30

Você sabia que o Censo Escolar é uma ferramenta crucial para entender a situação da educação no Brasil? Por meio dessa importante pesquisa, são coletados dados que permitem acompanhar a efetividade das políticas públicas e compreender a realidade educacional em todo o país.

Com base nos dados coletados, são calculados indicadores fundamentais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é utilizado como referência para as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Além disso, as informações sobre matrículas e dados escolares servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O IFNMG Campus Diamantina está orgulhosamente presente no Censo Escolar, contribuindo com informações fundamentais para o monitoramento e planejamento educacional. Por meio da participação no Censo, a instituição colabora com a produção de indicadores e estatísticas que auxiliam na compreensão da realidade educacional local e nacional.

A coleta de dados realizada no Censo Escolar é uma etapa crucial para a formulação de políticas públicas e a alocação de recursos de forma eficiente. O envolvimento de instituições de ensino, como o IFNMG Campus Diamantina, fortalece o processo de levantamento de informações precisas e atualizadas, proporcionando uma visão abrangente da educação no Brasil.

A participação do IFNMG Campus Diamantina no Censo Escolar reflete o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento da educação e o aprimoramento das políticas educacionais. Ao fornecer dados precisos e relevantes, a instituição desempenha um papel fundamental na construção de um panorama mais completo e detalhado da educação no país.