Portal IFNMG - Bloqueio de R$ 7,6 milhões no orçamento do IFNMG dificultará funcionamento da instituição Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 08h38 | Última atualização em Quinta, 09 de Junho de 2022, 10h49

O bloqueio de 14,5% do orçamento das instituições federais de ensino imposto pelo Ministério da Educação no dia 27 de maio corresponde a um total de R$ 7,6 milhões do recurso discricionário previsto para o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) em 2022.

Isso quer dizer, na prática, que todos os 11 campi do Instituto e a Reitoria terão que rever o que já havia sido planejado, dentro do orçamento aprovado pelo governo federal para o funcionamento neste ano, e retirar recursos de várias ações, rever contratos e fazer um grande esforço para se manter, o que aliás já vinha sendo feito de forma bastante estrangulada tendo em vista a redução drástica do orçamento nos últimos anos.

O corte irá afetar gastos fundamentais dos campi como contratos de água, energia, limpeza, realização de eventos, capacitação dos servidores, fomento à pesquisa e extensão e até assistência estudantil. Se não houver um desbloqueio por parte do MEC até o final do ano, o IFNMG enfrentará grandes dificuldades em manter seu pleno funcionamento, causando enorme prejuízo às comunidades atendidas pela instituição.

Atualmente, o Instituto tem mais de 25 mil estudantes matriculados em seus cursos técnicos, superiores e de capacitação presenciais e a distância, nos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni, levando oportunidades e movimentando a economia local de regiões historicamente alijadas da presença do Estado. Vale destacar que 80% dos estudantes do IFNMG vivem em situação econômica vulnerável, podendo ser ainda mais afetados pelo corte orçamentário.

Colégio de Dirigentes do IFNMG