Portal IFNMG - IFNMG Campus Teófilo Otoni Promove Processo Seletivo para Cursos de Desenvolvimento Cooperativista e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2024, 22h02 | Última atualização em Quinta, 30 de Maio de 2024, 10h27

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Teófilo Otoni, abrirá inscrições para os cursos "Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário" e "Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários" a partir de sexta-feira, 31 de maio de 2024. Estes cursos integram o Ipê – Programa de Qualificação Social e Profissional em Economia Popular e Solidária, nos Institutos Federais das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas até o dia 11 de junho de 2024, de forma presencial ou online. A comunidade do Território do Vale do Mucuri, ligada a movimentos sociais, cooperativas, associações, entidades coletivas e autogeridas, pode participar. São oferecidas 60 vagas, sendo 30 para cada curso de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Público-alvo

De acordo com o edital 94/24 de 29 de maio de 2024, do IFNMG – Teófilo Otoni, os cursos têm como público-alvo:

Trabalhadores e trabalhadoras vinculados a grupos produtivos autogestionários, formalizados ou não, como grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais.

Ainda segundo o edital, espera-se que, ao final da formação, os participantes desenvolvam os seguintes conhecimentos:

• Auxiliar no planejamento e execução de processos, além de prestar assistência e serviços aos cooperados;
  • Promover e atuar na constituição de cooperativas em comunidades locais;
  • Desenvolver estratégias de fomento às políticas públicas de economia solidária no território, criação de Empreendimentos Econômicos Solidários, articulação e construção de redes de cooperação solidárias e cadeias produtivas em economia solidária;
  • Ampliar conhecimentos relativos a Direitos Humanos, Educação Socioambiental e Sustentabilidade, Educação das Relações Étnico-Raciais, Cidadania, Gênero, Direitos, Ética e Relações Humanas, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho;
  • Desenvolver e dominar conceitos e práticas de controle financeiro;
  • Compreender e utilizar conhecimentos sobre negociação, sendo capaz de gerenciar ações de marketing;
  • Conhecer e compreender conceitos e práticas de gestão de pessoas, associativismo e cooperativismo, e identificar oportunidades de mercado com técnicas de gestão da inovação;
  • Auxiliar na estruturação de planos de desenvolvimento solidário para empreendimentos econômicos, abrangendo estratégias de organização produtiva, financeira, investimento, autogestão e comercialização.

Inscrições e Seleção

Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário disponível no link https://x.gd/lnEcJ ou ir diretamente ao Restaurante Popular Irmã Zoe, na Rua Epaminondas Otoni, 350 - Centro, Teófilo Otoni, em horário comercial. Os documentos necessários para a inscrição podem ser conferidos no item 6.3 do edital.

Para participar do curso, é preciso ter no mínimo 16 anos de idade. A carga horária total do curso é de 200 horas. A data de início está prevista para 25 de junho de 2024, no período noturno, em local a ser informado previamente. As aulas serão totalmente presenciais.

Auxílio ao Educando

Segundo o edital 94/24 de 29 de maio de 2024, do IFNMG – Teófilo Otoni, o candidato selecionado que efetuar a matrícula com os documentos necessários e frequentar as aulas terá direito ao recebimento de uma bolsa auxílio transporte e alimentação de até R$ 300,00 mensais. O recebimento do auxílio está condicionado à confirmação da presença do estudante nas aulas. Os estudantes devem ter frequência mensal mínima de 75% para serem considerados ativos e continuarem recebendo o auxílio. O pagamento do auxílio estudantil será feito por depósito em conta corrente em nome do estudante matriculado no curso.

Consulte o edital aqui!!
Anexo I