Portal IFNMG - Nota de esclarecimento - IFMUNDO Janaúba Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 11 de Maio de 2023, 11h52 | Última atualização em Quinta, 11 de Maio de 2023, 11h53

Nota de esclarecimento - IFMUNDO Janaúba

O IFMUNDO é um projeto de ensino do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais que consiste no modelo de simulação em menor escala, dos comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os dias 24 e 27 de maio acontecerá no campus avançado Janaúba a primeira edição do evento realizado no próprio campus tendo como tema “Cores do mundo: a beleza de ser diferente”.

Projeto institucional do IFNMG, realizado desde 2017, o IFMUNDO se insere num conjunto de simulações que acontecem no Brasil e no mundo e que tem como propósito simular espaços de diálogo e negociação, colocando nossos discentes em posição de diplomatas, chefes de Estados ou representantes de organizações e membros da sociedade civil para que possam, com base em estudos prévios propor soluções conjuntas, visando avançar nas discussões das agendas consideradas importantes para a conjuntura internacional e local. Portanto, o IFMUNDO se apresenta como importante instrumento pedagógico que ao simular o funcionamento das agências, organismos, e instituições nacionais e internacionais, promove a vivência da prática parlamentar de discutir e debater ideias em ambiente público, de promover o desenvolvimento acadêmico, a percepção geopolítica e o engajamento em questões globais relevantes, além de internalizar valores e conceitos consoantes aos direitos humanos.

O IFMUNDO, campus Janaúba ao recorrer em sua logo e em seu tema a metáfora das cores, percebendo um mundo colorido, ele pretender reconhecer as diversas formas de existências e de diferenças. Mundo esse, que diante da complexidade da sociedade atual, exige dos indivíduos capacidade de conjugar, articular e mover vários saberes compartimentados nos mais variados campos do conhecimento.  Nosso objetivo enquanto instituição de ensino é entregar a esse mundo complexo e diverso pessoas com concepções de mundo alargada, capazes de problematizar e refletir sobre o valor da tolerância e do respeito ao outro. Portanto, o objetivo do IFMUNDO não é se fechar nos preconceitos e nas opiniões baseadas no senso comum e sim ampliar o olhar sobre esse mundo diverso e rico em suas diferenças, mobilizando conceitos e conteúdos diversos.

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS

CAMPUS AVANÇADO JANAÚBA